
Memorial Irmãos Bertussi
Memorial Irmãos Bertussi
Memorial
Ao ar livre e aberto diariamente (Durante à pandemia, consulte disponibilidade de dias e horários para visitação)
Valor: gratuito
São Jorge da Mulada, distrito de Criúva
Para realização de passeio em todo o roteiro, sugere-se acompanhamento de guia de turismo. A Criúva Operadora tem serviço de guia e passeios.
O Memorial Irmãos Bertussi
Idealizado pela associação de moradores da região da Mulada, em Criúva, o Memorial Irmãos Bertussi presta uma homenagem aos irmãos Adelar e Honeyde Bertussi, dois acordeonistas que fizeram muito sucesso, especialmente nos anos 1960, 1970 e 1980. Durante a sua trajetória na música, eles compuseram músicas que contam histórias relacionadas à formação do povo dos Campos de Cima da Serra, os gaúchos serranos.
No monumento, o obelisco simboliza o verdadeiro marco que a dupla representou na história da música não só aqui na região, mas também em outros lugares do Brasil. Além da estátua em bronze que eterniza os Irmãos Bertussi, o Memorial oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre a trajetória musical da dupla por meio de uma exposição de fotos, apresentação de vídeos e contato com discos, DVDs, cartazes, partituras, recortes de jornal, correspondências, contratos, medalhas e troféus. Já as plataformas são mirantes que dão a oportunidade de se admirar as belezas naturais do interior caxiense.
Os trabalhos
Com uma trajetória de sucesso, Os Bertussi, em seu CD Irmãos Bertussi - Memorial Irmão Bertussi - Edição Histórica, lançado em 2008, apresentam ao público músicas que reforçam a grandeza e o orgulho da tradição de cultuar o que é do Sul. Para ouvir os maiores sucessos dos irmãos, clique neste link. E, abaixo, você encontra a relação das faixas que compõem o álbum.
Faixas
1. Oh De Casa
2. Sangue de Gaúcho
3. Cancioneiro das Coxilhas
4. Cavalo Preto
5. Loura Casada
6. O Casamento da Doralicia
7. Baile da Serra
8. Zaino de Estimação
9. Laranjeira
10. São Francisco é Terra Boa
11. Baile da Encruzilhada
12. Festa do Morro Feio
13. Chorando de Amor
14. Sanfona Pachola
15. O Tropeiro
16. A Volta do Tropeiro
Conheça um pouco da história dos Irmão Bertussi
Honeyde Bertussi (São Francisco de Paula, 20 de fevereiro de 1923 — Porto Alegre, 4 de janeiro de 1996)
Adelar Bertussi (Caxias do Sul, 15 de fevereiro de 1933 – Campo Largo, 30 de setembro de 2017)
Em 1940, o pai da dupla, Fioravante Bertussi, formou um grupo musical com seus quatro filhos com o objetivo de tocar em bailes e festas. Honeyde tocava violão e acordeom; Walmor, clarinete e bateria; Wilson, clarinete e saxofone; e Adelar, ainda menino, tocava cavaquinho, gaita de botão e pandeiro. Um tempo mais tarde, ele se aperfeiçoou no acordeom.
Na década seguinte, em 1950, Honeyde e Adelar, que já se destacavam, formaram o que viria a ser a maior dupla gaúcha de todos os tempos, os Irmãos Bertussi. O primeiro grupo já havia sido pioneiro ao colocar a bateria nos bailes, o que não acontecia. E, posteriormente, os irmãos criaram um dueto de acordeom, o que também não existia. A partir deles, começou a moda de bailes com duas gaitas ao invés de uma só.
Após a morte de Honeyde, em 1996, Adelar seguiu sua carreira. A sua trajetória na música durou mais de 70 anos e, entre LPs e CDs, ele gravou mais de 50 discos. Seus números são surpreendentes: mais de 6 mil apresentações somando bailes, shows e participações especiais no Brasil e no Exterior; e mais de 400 músicas gravadas, incluindo folclóricas, regionais do Sul, populares brasileiras, internacionais e clássicas.
Adelar também escreveu métodos de acordeom e, em parceria com o Maestro Waldir Teixeira, lançou o primeiro método “Som Bertussi”, que também teve um segundo volume, chamado “Som Bertussi – Som Maior”.