Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses

Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses

Telefone (54) 3266.1052
Ver telefone
Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses
Estrada Municipal Água Azul - s/n, Santa Lúcia do Piaí
Fone: (54) 3266.1052
Ver número

Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses: um verdadeiro refúgio

Prédio em Santa Lúcia do Piaí recebe peregrinos com hospedage, visitantes e conta com vários espaços para eventos.

Um verdadeiro refúgio. Um lugar em que predominam a simplicidade, a natureza, a paz e a espiritualidade. Um espaço perfeito para se conectar consigo mesmo e desacelerar. Assim é o Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses, que além de receber noviços para o noviciado e acolher peregrinos que estão a caminho de Caravaggio, também pode ser a sua casa por um fim de semana. Para reduzir a ociosidade do prédio encravado nas belas paisagens de Santa Lúcia do Piaí, alguns espaços estão sendo usados para eventos e hospedagem.

Um novo serviço esta disponível a comunidade receber visitantes, tanto para eventos, quanto para passar um fim de semana.

No entanto, é importante ressaltar que trata-se de uma hospedagem simples, com quartos com mais de uma cama e sem banheiro exclusivo: “O objetivo é se conectar com a natureza. Temos trilhas no mato e oferecemos o contato com a calma do interior”. Seja para passar o domingo apenas, com um almoço, ou para dormir, é preciso agendamento. Como essa é a terceira finalidade do espaço, sempre que alguém vai chegar, é necessário se organizar.

O mesmo vale para os eventos. Dois salões estavam ociosos e, então, foi decidido oferecer o espaço para formaturas, aniversários, casamentos. Há a possibilidade de apenas locar o espaço ou também usar o serviço de buffet do seminário. Normalmente, o cardápio mais solicitado é o colonial, mas há a opção de uma gastronomia mais elaborada. Dessa forma, um patrimônio que oferece paz e contato com a natureza chega mais perto das pessoas. E todos sabemos que, na vida corrida de hoje, alguns momentos de introspecção e baixa velocidade podem ajudar muito.

Estrutura para eventos: 

Salão com capacidade de:

Salão com capacidade:

Capela:

Hospedagem: número de quartos conjugadoos para xx pessoas ( ou descrever cada quarto)

Área externa, com xxxx metros com exelente vista e contato com a natureza

Vagas de estacionamento: 

Espaço Fechado oportuniza maior privacidade e segurança

 


Essas finalidades vêm complementar uma história que já começou há bastante tempo. Após a Segunda Guerra Mundial, o Papa Pio XII, percebendo a prevalência da igreja na sociedade, exortava ordens para enviar religiosos à América Latina. Acolhendo este pedido, no ano de 1947 teve início a missão dos Cônegos Regulares Lateranenses, desde a Itália até o Brasil. Tendo um sacerdote polonês na Itália, Dom Arcangelo Sysk, a província Italiana achou oportuno enviá-lo ao Brasil.

Dom Sysk, doutor em filosofia, teologia e pregador, partiu no dia 12 de janeiro de 1947, chegando ao Rio de Janeiro em 22 de março e tornando-se hóspede dos padres do Verbo Divino, que o receberam com muita atenção e carinho. O padre Sysk, viajando pelo Brasil em busca de uma possibilidade de trabalho pastoral, foi aconselhado ir à região Sul do país, onde existia uma grande população de origem italiana, alemã e polonesa. 

Nesse período, o arcebispo Monsenhor Alfredo Scherer ofereceu-lhe a paróquia de Santa Lúcia do Piaí, perto de Caxias do Sul. A tomada de posse foi no dia 27 de julho de 1947. Devido à alta quantidade de pessoas que necessitavam de assistência, entre cinco a seis mil, espalhadas num território de dois mil quilômetros quadrados, o provincial italiano, preocupado por este fato, enviou o padre Domingos Tonini à região. Chegando ao Brasil, Tonini manifestou ao padre Sysk o desejo de um outro irmão, o padre Roque Castellano, de vir morar em terras brasileiras. Em carta de 11 de outubro 1947, registrou a alegria dos padres ao receberam um outro irmão, o senhor João Becker. 

Assim, foi formada a primeira comunidade cônega no Brasil, que permanece até hoje em Santa Lúcia do Piaí atendendo as paróquias de Santa Lúcia e de Santo Expedito em Vila Oliva. São muitas localidades atendidas com missas, casamentos, batismo e demais serviços religiosos. O seminário continua a receber noviços para formação e recentemente abriu a comunidade para hospedagem e eventos.

Como chegar