Cantina Tonet

Cantina Tonet

Telefone (54) 2992.3551
Ver telefone
Cantina Tonet: uma história que começou com a imigração
Quarta geração da família mantém uma tradição que chegou com os italianos
Cantina Tonet
Estrada Municipal Vereador Vicente Menezes, s/nº - Linha 40 *Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 2992.3551 Whats: (54) 9810.10026
Ver número
www.cantinatonet.com.br [email protected]
Horário de Funcionamento
Segunda a domingo das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. *Almoço - quarta, sábado e domingo das 11h às 14h.
Serviços Oferecidos
  • Cartão de crédito
  • Climatização verão
  • Degustação
  • Estacionamento
  • Internet
  • Restaurante
  • Serviço de tele-entrega
  • Climatização inverno
  • Espaço para eventos

Cantina Tonet: uma história que começou com a imigração
Quarta geração da família mantém uma tradição que chegou com os italianos

Aos 76 anos, Ivo Remi Tonet segue trabalhando das 7h às 18h em meio aos parreirais e às garrafas da Cantina Tonet. Ao seu lado para continuar escrevendo uma história iniciada junto com a imigração italiana, em 1875, ele tem a esposa, Beatriz Maria Mascarello Tonet, e seus três filhos: Márcio, Mosar e Maicon. Juntos, eles conduzem um negócio que já está na quarta geração da família. “O meu bisavô, Antonio Tonet, veio da Itália junto com o meu avô, Angelo Tonet, na primeira leva de imigrantes. Eles trabalhavam com plantio de videira, produção de uva e vinho e também tinham uma madeireira”, conta Márcio.

Com o tempo, o trabalho com madeira ficou de lado e o foco foi direcionado ao vinho. Na época, a Vinícola Tonet ficava na antiga cantina Pão e Vinho, próxima da Casa de Pedra, e os vinhedos eram plantados na Linha 40, endereço atual da Tonet, e na linha 80, em Flores da Cunha. A cantina já havia se mudado quando coube a Ivo passar a fazer parte dessa história. “O meu avô voltou a trabalhar com marcenaria e o meu pai assumiu, trabalhando também como torneiro mecânico. Mas como o trabalho foi dando certo na vinícola, ele acabou ficando apenas com o vinho; e trabalha até hoje”, acrescenta.

Márcio conta essa história com facilidade porque ela se mistura à da sua infância. Ele nasceu e cresceu na propriedade e viu o turismo chegar ao negócio. Há 16 anos, a Tonet apostou em receber visitantes. E foi mais uma decisão acertada. Em 2018, passaram pela vinícola quase 120 mil pessoas entre visitação e refeições. São oferecidos café da manhã e jantar mediante reserva e almoço aberto ao público aos finais de semana. “Começamos com uma cozinha pequena e foi aumentando. Agora, na alta temporada, atendemos 220 pessoas às 11h30min e mais 220 às 13h30min. A previsão é fechar este ano com 150 mil visitantes”, contabiliza.

Os números se devem, muito, ao carinho com que os visitantes são recebidos. A família trabalha com o que ama. Ivo, a esposa, e os três filhos vivem o cultivo da uva e a produção do vinho na alma: “Eu estou aqui desde pequeno, fui tomando gosto, quis ajudar meus pais. Você acaba tendo amor por essa história e pelo processo de colher a uva e elaborar o vinho. É um orgulho pra mim manter uma tradição que começou em 1875, com a vinda dos imigrantes, e trouxe na bagagem uma grande vontade de crescer em uma terra que prometia ser boa”. E foi.

Cantina Tonet
Visitação: todos os dias, das 7h30min às 17h30min
Estrada: Toda asfaltada
Almoços: aos finais de semana, aberto ao público // Café da manhã e jantar e demais dias da semana: mediante reserva
Varejo: Venda de vinhos, espumante, sucos, graspa e produtos colonias
Diferencial:  Cardápio típico Italiano, desde um reforçado café da manhã até um delicioso jantar. Periodo de safra realizam passeios tematicos como " Pisa da Uva" e " Carnaval nos pareirais"
Endereço: Estrada Municipal Menezes, s/n - Linha 40 - Caxias do Sul  - Link De Localização
Telefone: (54) 2992.3551

 

 

Como chegar
Deixe seu comentário