Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
História do Samuara

História do Samuara

História do Samuara

Samuara Hotel: legado, patrimônio e hospitalidade em Forqueta 

Em 1959, a construção do Hotel Samuara era um dos assuntos que fazia parte do noticiário. Na edição de 10 de janeiro daquele ano, o Jornal Pioneiro publicou que “o que há de mais moderno em técnica hoteleira foi aplicado na construção e planejamento do hotel”. Foi citado, inclusive, que o hotel teria “87 telefones”, instalados nos apartamentos e em outras dependências. Naquele ano, esse era um número que indicava a grandiosidade do projeto.

Foram listados os ambientes previstos e até mesmo os equipamentos que já estavam instalados na cozinha, um dos espaços com as obras mais avançadas. E uma declaração do então diretor dizendo que hotéis respeitados no país naquela época, como o Quitandinha e alguns de Campos do Jordão, não ofereciam o tanto de conforto e acolhimento que o Samuara iria disponibilizar aos hóspedes.

De fato, as obras seguiram e a inauguração aconteceu em 1961 com pompa. Para definir esse momento, basta dizer que o então presidente da República, Jânio Quadros, estava presente. O projeto era ousado, a localização era privilegiada e o hotel acabou se tornando um marco na história de Forqueta e de Caxias do Sul. Inserido no Parque Samuara, que também estava com frequência sendo elogiado pelos jornais, o hotel trilhou uma trajetória que muito orgulha os caxienses.

Em 2025, com mais de 60 anos de atuação, segue operando e oferecendo uma experiência única de hospedagem, especialmente por estar em meio à natureza e ter um prédio com características históricas. Além de receber hóspedes em acomodações cheias de conforto, também tem espaço para eventos corporativos, congressos, convenções e momentos de lazer. Trilhas, piscina e espaços pensados para atividades esportivas estão entre os benefícios disponibilizados aos hóspedes.

Com um prédio que guarda valor arquitetônico, a calma de estar em meio a árvores e a hospitalidade dos grandes hotéis, o Samuara é um negócio que atua em duas frentes: a preservação da história e o impulso do turismo.  

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fotos: Marivania L. Sartoretto

Ano: 2025

Para creditar

SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Samuara Hotel: legado, patrimônio e hospitalidade em Forqueta.  Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: 

Referências

OBRAS QUE PROJETAM UMA REGIÃO. Parque Samuara. Caxias do Sul, RS, Jornal Pioneiro, 10 de janeiro de 1959. p02. Acervo Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). BNDIGITAL