Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
História da Água de Caxias do Sul

História da Água de Caxias do Sul

História da Água de Caxias do Sul

O abastecimento público de água em Caxias do Sul teve início no começo do século XX, durante a gestão do Intendente José Penna de Moraes (1912–1924). Foi nesse período que se construiu a primeira represa da cidade, conhecida como “pequena hidráulica”, aproveitando quatro nascentes localizadas onde hoje se encontra o Parque Getúlio Vargas, popularmente chamado de Parque dos Macaquinhos.

Com o rápido crescimento da cidade e a chegada de trabalhadores atraídos pela indústria local, a demanda por água potável aumentou significativamente. Com cerca de 6 mil habitantes na época, a estrutura já não dava conta da necessidade da população. Diante desse cenário, Penna de Moraes deu início aos estudos de aproveitamento do Arroio Dal Bó, que oferecia vazão de até 32 litros por segundo, mesmo em épocas de seca — volume capaz de dobrar a capacidade de atendimento da cidade.

Os estudos deram sequência na gestão seguinte, com Celeste Gobbato (1924–1928), que defendeu o uso complementar das águas do Arroio da Maestra. Em 1925, foi lançada a pedra fundamental da hidráulica Dr. Borges de Medeiros. Três anos depois, em novembro de 1928, o Sistema Dal Bó entrou em operação, com a represa São Miguel e a Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros.

As obras prosseguiram nas administrações seguintes. Dante Marcucci (1935–1947) expandiu o sistema com a duplicação das comportas da represa São Miguel e a construção da represa São Pedro. Já no governo de Hermes Webber (1952–1955), a represa São Paulo foi finalizada, consolidando o sistema Dal Bó.

Contudo, com o avanço urbano e industrial, a estrutura existente tornou-se insuficiente. Para enfrentar o desafio, foi criado o Departamento Municipal de Abastecimento Público, que deu origem ao SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) em 5 de janeiro de 1966. Ainda na década de 1960, iniciaram-se os trabalhos para captar água do Arroio da Maestra. A conclusão da represa ocorreu apenas em 1971.

Já naquele ano, os técnicos do SAMAE apontavam a necessidade de novos investimentos e priorizavam o projeto do Sistema Faxinal. A construção da barragem e da ETA Parque da Imprensa iniciou no fim da década de 1970 e, em 1983, foram inauguradas as barragens provisórias do Faxinal, na gestão do prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho. A obra foi concluída em 1992, com a inauguração da Estação de Bombeamento de Água Bruta, interligada à ETA Parque da Imprensa.

O setor de esgotamento sanitário também avançou ao longo dos anos. Na gestão de Victório Trez, a ETE Serrano foi naugurada em 1996, mas entrou em funcionamento pleno em 1998 após ajustes, isso já, isso já no governo de Pepe Vargas, ele também implantou a moderna ETE Dal Bó, que opera com tratamento primário, secundário e terciário. Já José Ivo Sartori deu início à implantação de redes separadoras nos bairros São Ciro I e parte do São Ciro II, com escoamento direcionado à ETE Dal Bó. Essa gestão também realizou a substituição de adutoras antigas, ampliou a capacidade do reservatório da ETA Parque da Imprensa e interligou os sistemas Faxinal e Maestra, garantindo maior eficiência à distribuição de água.

Com uma população ultrapassando os 400 mil habitantes, o município voltou a demandar novos recursos hídricos. Assim, saiu do papel o antigo projeto da Barragem do Marrecas, idealizado ainda na década de 1960. Localizado em Vila Seca, o sistema foi planejado para beneficiar cerca de 250 mil pessoas. A obra contempla barragem, estação de tratamento, adutora e centro de reservação, com previsão de entrega à comunidade em 2012.

Além disso, o SAMAE vem atuando em um abrangente plano de saneamento ambiental, com destaque para o Plano de Despoluição do Arroio Tega, que visa reintegrar esse importante curso d’água à paisagem urbana. Estão em andamento também os sistemas Pinhal, Belo, Pena Branca e Samuara. A meta é ambiciosa: elevar o índice de esgoto tratado de 15% para 86% da população caxiense.

 

O documentário Fontes da Cidade é uma produção vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul e realizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. O filme apresenta, pelo olhar da História Ambiental, o processo de implantação dos primeiros serviços de saneamento de Caxias do Sul entre os anos de 1875, marco inicial da colonização na cidade, e 1928, data de inauguração da Hidráulica Municipal Dr. Borges de Medeiros, primeiro sistema de tratamento de distribuição de água da cidade. Clique na foto e assista o documentário.

 

Produção, organização, Curadoria e texto: Marivania L. Sartoretto

Revisão: Lucas Troglio

Fotos: Marivania L. Sartoretto

Ano: 2025

Referências

O Samae e sua história. Caxias do Sul. Disponível em:https://samaecaxias.com.br/Noticia/Exibir/456/o-samae-e-sua-historia. Acessado em 22 de julho 2025.

Troglio, Lucas "Jorrar água sobre esta cidade" [recurso eletrônico] : uma história ambiental do saneamento em Caxias do Sul (1875-1928) / Lucas Troglio. – 2021

Troglio, Lucas.Fontes da Cidade: Uma História das Águas de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2021. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=C87EsPVMynw&t=33s. Acessado em 22 de julho 2025