Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Fazenda das Nogueiras

Fazenda das Nogueiras

Telefone
Ver telefone

 

 

 


FAZENDA DAS NOGUEIRAS: é referência no Rio Grande do Sul na seleção das raças Gir Leiteiro e Girolando.
Fazenda das Nogueiras
Fazenda das Nogueiras
Fone:
Ver número
www.fazendadasnogueiras.com.br
Horário de Funcionamento
Visitação: apenas visita técnica para compra e venda, mediante agendamento prévio.

Fazenda das Nogueiras: pioneiro e premiações

Em Criúva, José Amaral trabalha com melhoramento genético das raças de gado gir leiteiro e girolando

A vontade de José Amaral de relaxar e desligar da correria estando próximo à natureza se transformou em um negócio que acumula pioneirismo e premiações. A Fazenda das Nogueiras foi comprada por ele em 2004 devido à paixão de lidar com o gado. Alguns anos depois, tornou-se um negócio que se destaca na Expointer e tem o título de pioneiro na transferência de embrião de gir leiteiro e girolando. “Tenho uma empresa há 27 anos em Caxias do Sul, e a fazenda surgiu como um hobby. O objetivo é que ela seja cada vez mais sustentável, eu possa me aposentar e viver aqui”, projeta ele.
 
Natural da Mulada, interior de Criúva, ele comprou essa terra no distrito em 2004, como a realização de um sonho. Quatro anos depois, em 2008, comprou as primeiras matrizes de gir leiteiro. "Trabalhamos com melhoramento genético e eu tenho uma grande paixão em lidar com esse gado”, acrescenta Amaral. Na área de 141 hectares, ele mantém um plantel de cerca de 150 animais, considerando as raças gir leiteiro e girolando. O foco é a genética, desde o embrião, passando pelo sêmem de reprodutores, os embriões para barrigas de aluguel ou matrizes, os reprodutores e chegando aos recém-nascidos. “Estamos sempre trabalhando em melhoramento genético e de pastagens”, completa.


 
Na Fazenda das Nogueiras, está o top 10% da raça em todo o rebanho nacional, e Amaral garante que a genética brasileira é tão boa quanto a de fora. "Nós transferimos embrião desde 2008, fazemos fertilização in vitro das melhores matrizes de produção de leite com os melhores reprodutores. Só reproduzimos os melhores”, detalha. A partir desse trabalho, hoje a Fazenda das Nogueiras produz 450 litros de leite por dia e toda a quantidade é vendida para a Cooperativa Santa Clara. A sala de ordenha que está para ser concluída vai possibilitar aumentar a produção. “A meta é chegar a 1 mil litros por dia. Para isso, estamos melhorando as áreas da fazenda, o que vai nos permitir ampliar o plantel”, explica.
 
Com um trabalho sério, Amaral acumula premiações da Expointer. A Fazenda das Nogueiras já venceu nas categorias Melhor Criador, Melhor Cabanha Leiteira e Melhor Fazenda Leiteira. O prêmio mais recente foi conquistado em 2021. “Os prêmios chegaram naturalmente, são resultado de um trabalho sério, com aferição e controle leiteiro oficial das duas raças. Estou trabalhando para aumentar a rentabilidade e poder voltar a morar no lugar onde eu nasci”.