Fazenda das Nogueiras
Fazenda das Nogueiras: pioneiro e premiações
Em Criúva, José Amaral trabalha com melhoramento genético das raças de gado gir leiteiro e girolando
A vontade de José Amaral de relaxar e desligar da correria estando próximo à natureza se transformou em um negócio que acumula pioneirismo e premiações. A Fazenda das Nogueiras foi comprada por ele em 2004 devido à paixão de lidar com o gado. Alguns anos depois, tornou-se um negócio que se destaca na Expointer e tem o título de pioneiro na transferência de embrião de gir leiteiro e girolando. “Tenho uma empresa há 27 anos em Caxias do Sul, e a fazenda surgiu como um hobby. O objetivo é que ela seja cada vez mais sustentável, eu possa me aposentar e viver aqui”, projeta ele.
Natural da Mulada, interior de Criúva, ele comprou essa terra no distrito em 2004, como a realização de um sonho. Quatro anos depois, em 2008, comprou as primeiras matrizes de gir leiteiro. "Trabalhamos com melhoramento genético e eu tenho uma grande paixão em lidar com esse gado”, acrescenta Amaral. Na área de 141 hectares, ele mantém um plantel de cerca de 150 animais, considerando as raças gir leiteiro e girolando. O foco é a genética, desde o embrião, passando pelo sêmem de reprodutores, os embriões para barrigas de aluguel ou matrizes, os reprodutores e chegando aos recém-nascidos. “Estamos sempre trabalhando em melhoramento genético e de pastagens”, completa.
Na Fazenda das Nogueiras, está o top 10% da raça em todo o rebanho nacional, e Amaral garante que a genética brasileira é tão boa quanto a de fora. "Nós transferimos embrião desde 2008, fazemos fertilização in vitro das melhores matrizes de produção de leite com os melhores reprodutores. Só reproduzimos os melhores”, detalha. A partir desse trabalho, hoje a Fazenda das Nogueiras produz 450 litros de leite por dia e toda a quantidade é vendida para a Cooperativa Santa Clara. A sala de ordenha que está para ser concluída vai possibilitar aumentar a produção. “A meta é chegar a 1 mil litros por dia. Para isso, estamos melhorando as áreas da fazenda, o que vai nos permitir ampliar o plantel”, explica.
Com um trabalho sério, Amaral acumula premiações da Expointer. A Fazenda das Nogueiras já venceu nas categorias Melhor Criador, Melhor Cabanha Leiteira e Melhor Fazenda Leiteira. O prêmio mais recente foi conquistado em 2021. “Os prêmios chegaram naturalmente, são resultado de um trabalho sério, com aferição e controle leiteiro oficial das duas raças. Estou trabalhando para aumentar a rentabilidade e poder voltar a morar no lugar onde eu nasci”.