
- Climatização inverno
- Climatização verão
- Estacionamento
- Internet
- Pix
Armazém do Gringo: uma homenagem aos imigrantes
O Armazém do Gringo tem um objetivo que vai muito além de comercializar produtos e oferecer refeições típicas. Ele nasceu como uma forma de homenagear a história de luta e conquistas viviva pelos imigrantes italianos. Por isso, ao entrar na casa 13 e 14 da Réplica de Caxias do Sul, nos Pavilhões da Festa da Uva, prepare-se para uma experiência cultural por meio da gastronomia.
Esse é o segundo endereço do Armazém do Gringo. Essa história começa na localidade de Camaldoli, interior de Santa Lúcia do Piaí, distrito de Caxias do Sul. Em 2014, a família de Ricardo Trindade e Denise De Boni dava informações a pessoas que circulavam por lá e queriam conhecer um ponto específico ou decidir por onde continuar o passeio. Esses visitantes chegavam normalmente aos finais de semana, quando não havia nada aberto para oferecer comida. “Passamos a fazer algumas poucas opções de refeições, atendemos um, outro e foi crescendo. Ciclistas, pessoas de carro que passeavam passaram a parar no Armazém do Gringo para se alimentar”, conta Ricardo.
Mas aí, em 2020, veio a pandemia. E então eles decidiram encerrar o atendimento na casa. Ficaram parados até surgir, em 2021, o convite para ocuparem uma das casas da Réplica. E então, em uma parceria público privada com a Secretaria de Turismo, o Armazém do Gringo abriu no parque da Festa da Uva, em setembro de 2021. “Não se trata apenas de um lugar para comer, é um armazém daqueles antigos, que tem de tudo um pouco e faz com que quem é italiano lembre da nona, dos lugares que ia na infância”, explica Ricardo.
Realmente, quem entra lá aos domingos para almoçar ou comprar algum produto colonial encontra um atmosfera italiana. “Nosso objetivo é homenagear esses desbravadores que vieram, lutaram e venceram. Resgatamos a história do interior e trouxemos para a cidade”, complementa. Por lá, há produtos coloniais variados e um diferencial na hora do almoço. “Comida italiana tem por tudo, mas no Armazém do Gringo, ela é preparada na hora, na sua frente”, diz Ricardo. Esse é mais um elemento que faz desse lugar uma experiência completa. Das 11:30 às 14h, apenas aos domingos, você pode viver esse momento e saborear esse tempero. Programe-se e vá! Temos certeza que vai valer a pena!