Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Escola Estadual Rural de São Roque

Escola Estadual Rural de São Roque

O pioneirismo da Escola Estadual Rural de São Roque, em Fazenda Souza
Escola Estadual Rural de São Roque

Saiba mais sobre a instituição

A primeira escola rural fundada no Rio Grande do Sul ficava em Fazenda Souza. Em 1952, abriu por lá a Escola Estadual Rural São Roque, focada em oferecer ensinamentos sobre agricultura e com um corpo docente composto por professores que haviam se formado no Colégio Murialdo, em Ana Rech. Como esse colégio foi pioneiro no Estado, educadores que trabalharam ali acabaram indo dar aula também em escolas rurais de outras cidades que surgiram depois. Uma facilidade para isso era a estrutura pensada para que os professores morassem na própria escola onde atuavam.

Segundo Troian (1990), “o terreno para construção da escola foi doado por Honorino Fiorio, Santo Fiorio, João Bonatto e Manuel Turella. Inicialmente, a escola era mantida pelo Estado, e a infraestrutura ficava com o município". O primeiro professor da Escola Estadual Rural São Roque foi Ladir Angelo Rech, e esse passo teve uma grande importância para o desenvolvimento da agricultura em Fazenda Souza, um distrito em que essa atividade é muito forte até os dias de hoje. Segundo Isabel Troian, que também deu aulas na instituição, o currículo previa o estudo de diversas técnicas e atividades agrícolas, o que possibilitava o desenvolvimento dos alunos dentro da sua própria realidade. Os ensinamentos da escola eram aplicados no dia a dia na propriedade.

A atuação da escola, aliada à Estação Experimental, que chegou em 1963 e era dedicada primeiramente à pesquisa vitivinícola, abrindo-se mais tarde para a fruticultura, faz parte da história de produtores agrícolas bem sucedidos de Fazenda Souza. A presença nessas duas instituições foi decisiva para o sucesso dos negócios que eles conduzem.

Conforme o tempo foi passando, a instituição foi sendo impactada por mudanças. No ano de 1969, destaca Troian (1990), com a alteração do ensino no país, determinada pelo decreto nº 19.818, de 13 de agosto de 1969, a Escola Rural São Roque passou a denominar-se Escola Isolada de São Roque e perdeu o seu caráter ruralista. Já 10 anos depois, por meio do decreto nº 22.206, de 12 de outubro de 1979, a instituição foi reorganizada e teve sua nomenclatura alterada para Escola Estadual de 1º Grau Incompleto São Roque.

Um destaque importante da história desta escola é a Reserva Ecológica, que visava preservar a flora e a fauna da região. Em 21 de maio de 1984, professores, alunos e comunidade registraram em ata este espaço de 40.000m que ficava no terreno da escola. Para marcar o acontecimento, ainda segundo Troian (1990), eles colocaram placas e realizaram o plantio de 627 mudas de araucárias.

Com as mudanças e o período de nucleação das escola do interior a de escola de São encerrou suas atividades, mas marcou a formação de muitos moradores  da região. O Circular pela região você consegue avistar as araucárias que foram plantadas e o prédio que atualmente é uma residência familiar.

Com a chegada do período de nucleação das escolas do interior, a instituição encerrou as suas atividades, deixando como marcas a formação de muitos moradores da região, o prédio que hoje é uma residência familiar e as araucárias que foram plantadas.

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fotos: Marivania L. Sartoretto

Ano: 2025

Para creditar

SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula.  A primeira escola rural do Rio Grande do Sul foi fundada em Fazenda Souza.  Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: 

Referências

Depoimento de Isabel Troian

TROIAN, Izabel Buffon; PASSOS, Alvoni A. et al. São Roque: das origens aos dias atuais. UCS, Centro de Ciências Humanas e Artes, Departamento de Educação, Licenciatura Plena em História. Caxias do Sul: 1990. 91 p