
Botafogo Futebol Clube
Conheça a história do Clube Botafogo, de Santa Lúcia do Piaí 
Em 1953, o distrito de Santa Lúcia do Piaí oficializou a sua paixão pelo futebol com a fundação do Clube Botafogo. No entanto, a história informal dele é bem mais antiga. Conforme o blog Cantadas, quando houve a formalização, as atividades já aconteciam há pelo menos 15 anos. As reuniões de diretoria eram feitas em uma sala do Hotel Giordani e os bailes aconteciam em lugares alugados. Um tempo depois, foi construído o primeiro espaço, conhecido como “Sede Velha”. O prédio era de madeira e os jogos eram disputados no campo do Senhor Ramme.
Com o tempo, o clube foi melhorando e aumentando o seu patrimônio. No ano de 1959, foram iniciadas as obras da sede atual e, em 1966, foi efetivada a compra da área onde funciona o campo de futebol. Esse esporte sempre foi um dos grandes focos do Clube Botafogo. O primeiro time, de 1953, era composto por Luiz Tomazelli, Valdomiro Giordani, Jacob Boff, Olmiro Bonalume, Marcelino Cassanego, Alfredo Noronha, Alfredo Frizzo, Florentino Andreatta, Domingos Boff, Siqueira e Cláudio Costa.
Este último merece um destaque especial, porque a sua história está diretamente ligada à do clube. Claudino Costa, mais conhecido como Cláudio, dedicou grande parte da sua vida ao Botafogo, tendo atuado fortemente na diretoria de esportes, além de jogar futebol. Entre seus feitos, vale destacar uma reforma no campo. Essa sempre foi uma área que teve muita atenção dentro das atividades propostas pelo Botafogo e, sem dúvida, essa dedicação impactou no fato de o clube ter tido times de futebol de excelente qualidade.
Outra pessoa que tem seu nome marcado na trajetória do Botafogo é José Guarese, Ele foi presidente por mais de 10 anos, esteve em diretorias por três décadas e atuava muito nos eventos sociais - como bailes e boates -, ao lado da sua esposa, Rovena Klagenberg Guarese. Entre os destaques das suas gestões, estão o início das obras da sede atual e a aquisição da área para o campo de futebol., participavam ativamente. Foi na sua gestão que se iniciou as obras da atual sede social e a aquisição da área do campo de futebol atual.
Júlio Soares lembra com muita nostalgia das festa e bailes que eram realizados no clube Botafogo quando era jovem. A boate era muito frequentada e recebia pessoas de diversos locais, sendo considerada um ponto de encontro muito famoso na região.
Em meio aos momentos grandiosos, porém, também aconteceram situações mais difíceis. No final dos anos 1990, o Clube Botafogo passou por uma crise de interesse dos moradores. A comunidade não participava mais das atividades, o que era resultado também do fato de os jovens não estarem mais morando em Santa Lúcia do Piaí. Felizmente, a situação foi contornada a partir de 2001, quando mais um grupo de abnegados agiu para resgatar a convivência no clube.
Entre as novidades que surgiram nessa nova fase, está a escolinha de futebol, fundada em 2007 com o objetivo de reunir as crianças de 7 a 18 anos para participarem de aulas, palestras, treinamentos e campeonatos. Muitos prêmios foram conquistados e o processo de formação contribui para que o time amador do Clube Botafogo seja um dos destaques de Caxias do Sul. Ao lado do esporte, as festas também seguem, preservando uma história que faz parte da trajetória de Santa Lúcia do Piaí.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto. Foto da Cia Celulose arcervo Renan Daneluz.
Ano: 2025
Para citar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. https://blogcantadas.blogspot.com/ Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo. Caxias do Sul. 2025. Disponível em:https://www.guiadecaxiasdosul.com/turismo/patrimonios/patrimonios-e-lendas/botafogo-futebol-clube
Referências
Depoimentos de Júlio Soares.
Clube Botafogo. Disponível em: https://blogcantadas.blogspot.com/. acessado em 20 de jul de 2025.