É uma indústria totalmente familiar, onde o cultivo da videira, o cuidado com a produção de uva de boa qualidade e a elaboração de um bom vinho, é feito pela família Tizatto.
- Internet
- Degustação
- Estacionamento
- Pix
Vinícola Tizatto está na terceira geração da família
A história da Vinícola Tizatto, na Estrada do Imigrante, se confunde com a da família que dá nome ao negócio. Em 1962, quando o Brasil ganhou o segundo título mundial, Adair Tizatto chegou em casa e criou a marca de vinho Bicampeão. Até hoje, ela é uma das vendidas pela vinícola fundada oficialmente em 1965 por ele e pela esposa, Ida Giacomelli Tizatto, e que já tem a terceira geração da família integrada à empresa. “O meu nono começou, o meu pai introduziu a marca San Giovanni, em homenagem ao meu nome, e agora eu também estou trabalhando na vinícola”, conta Giovani Tizatto.
Ele ressalta que estudou Ciências Contábeis, mas a criação junto à vinícola acabou ganhando mais peso. “Eu estou diretamente envolvido na elaboração dos vinhos. Ao lado do enólogo responsável, com estudo e a experiência do meu pai, vamos produzindo”, afirma.
Seus pais, Jandir e Suzete Tizatto, estão no comando e dão o rumo do negócio que começou com vinhos feitos a partir de uvas americanas. Nos últimos anos, porém, foram incluídas as variedades viníferas. “O pessoal está começando a plantar uva vinífera por aqui e enxergamos potencial nesse segmento”, completa Giovani.
Para provar os produtos, há duas opções: mercados e restaurantes ou então uma passada lá na própria vinícola. Além de comprar o vinho direto do produtor, ainda é possível fazer um passeio e ver belas paisagens.