
No distrito de Vila Cristina, há uma propriedade que guarda histórias de gerações. Antiga sede de um moinho e de uma serraria, suas ruínas ainda permanecem, mantendo viva a história do passado, e uma casa, que nos anos 1970 serviu como escola, foi o berço da Escola Assis Brasil. Com o passar dos anos, a propriedade permaneceu com seus descendentes, mas acabou desabitada e foi colocada à venda.
Foi então que um casal paulista, visitando a filha que estava passando um período em Caxias do Sul, ao circular pelo interior, se deparou com a placa de venda. Encantados com a beleza da região e sensibilizados pelo lugar, sentiram um chamado. A proprietária sonhava em viver em uma casa de madeira, restaurando memórias e resgatando sua ancestralidade. Motivados por esse sonho, fizeram uma proposta — que foi aceita.
O caminho, porém, não seria simples. Muitos sugeriram demolir a casa, mas eles queriam preservar cada detalhe. Com a ajuda de profissionais que compreenderam sua visão, iniciaram um cuidadoso processo de revitalização: conservaram o que era possível, implementaram melhorias e, com o talento artístico e a paixão pelo lugar, transformaram a propriedade em um local encantador. O antigo e o moderno se encontraram, e a arte ganhou vida nos espaços, tornando o local acolhedor e único.
Durante uma década, os proprietários trabalharam na restauração, até se estabelecerem definitivamente. Já aposentados, Denise, a proprietária, buscou formação em turismo rural e descobriu uma nova vocação: abrir a casa para visitantes, oferecendo inicialmente café e, posteriormente, hospedagem aos peregrinos do Caminho de Caravaggio. Assim, a propriedade deixou de ser apenas um espaço abandonado e passou a ser um lugar de memórias vivas, novas histórias e experiências de alegria e paz.
Hoje, o sítio é um elo entre o passado e o presente, onde a memória dos antepassados se conecta com as novas experiências que o casal proporciona. Um espaço que acolhe, inspira e celebra a vida, mantendo viva a história, mas criando novas lembranças, como um convite para quem chega se sentir parte dessa jornada.