TATIÉLI CONVIDA

até

O Quê? TATIÉLI CONVIDA


O TATIÉLI CONVIDA DESSA SEMANA TRAZ PARA O BATE-PAPO DUAS GRANDES PERSONALIDADES NA ÁREA DA MÚSICA E DA SOCIOLOGIA E ABORDA OS TEMAS MULHER ARTISTA E MULHER NEGRA E GAÚCHA.

DIAS 18 E 20 DE AGOSTO, ÀS 19H,

NO INSTAGRAM @TATIELIBUENOOFICIAL. CONFERE!!!

 

 

Só pelos temas já dá para saber que vai ter muito assunto, não é? Imagina com as convidadas que são para lá de representativas em suas áreas.

Na terça-feira, dia 18.08, Tatiéli Bueno conversa com Luana Pacheco, dona de uma voz linda que nos brinda com suas composições e seu talento nas interpretações de jazz, blues e chansons. Graduada em Música com ênfase em canto pela UFRGS, Luana Pacheco tem como referências para o seu trabalho divas como: Ella Fitzgerald, Edith Piaf, ZAZ, Patricia Kaas, Etta James, Elizeth Cardoso e Dinah Washington. Nascida para viver de música, Luana, tem marcos muito importantes em sua trajetória, foi vencedora de um festival de canto em São Paulo ainda criança e após rodar o estado durante a adolescência com diversos grupos, ganhou o III Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre, aos 21 anos, em 2010. Desde então, ela tem sido uma das principais referências da cultura francesa no sul do país. Além disso, produziu diversos projetos e para nosso deleite é presença significativa nos palcos. Agora que você já conhece um pouquinho sobre a nossa convidada, não perde para saber mais sobre essa mulher artista que, temos certeza, vai te inspirar e te cativar, é nessa terça-feira, dia 18.08, às 19h, no instagram @tatielibuenooficial.

 

E a semana não para por aí, na quinta-feira, dia 20.08, o bate-papo dá lugar a um tema que deve estar sempre em pauta, MULHER NEGRA E GAÚCHA. Atualmente as questões raciais têm chegado a nós com mais agilidade em detrimento das tecnologias da comunicação, não há espaço para a alienação dos fatos, não podemos fechar os olhos para os acontecimentos que saúdam o preconceito.  É preciso falar sobre o assunto.

E para esse papo, Tatiéli Convida, conversa com uma autoridade no tema, a socióloga, produtora e musicista Nina Fola, a quem não falta credenciais para nos trazer uma abordagem séria e responsável. Na quinta-feira, dia 20.08, às 19horas, no instagram @tatielibuenooficial.

 

“Sou Nina Fola, filha de Pedro e Eunice Cunha e mãe da Aretha e Malyck. Somos negros pobres e gaúchos. Os "invisíveis" na cultura deste Estado, mas fortemente culturais na ancestralidade que nos orienta. Temos mais este privilégio: herdamos a cultura do Batuque, dos desfiles das escolas de samba nos territórios negros do Centro, Bom Fim, Ilhota e Areal da Baronesa e, ao mesmo tempo, o desmerecimento das mesmas, com a intolerância religiosa, a perseguição com o carnaval e violência nas periferias. Um paradoxo que faz com que nós, desde pequenos, pensemos sobre privilégio, mérito e o Ser nesta sociedade”.

*Trecho extraído de um artigo publicado em 18.07.2017 na coluna Opinião, na Gaúcha ZH.

 

Semana com assuntos imperdíveis, e você já sabe, Pessoas extraordinárias, papos extraordinários.

Venha, acompanhe, participe, pergunte, comente, o TATIÉLI CONVIDA te espera, nessa terça-feira, dia 18, e na quinta-feira, dia 20, às 19 horas, no instagram: @tatielibuenooficial.

 

 

Saiba mais sobre as convidadas:

Luana Pacheco 18.08 - www.luanapacheco.com

As origens da palavra jazz remetem aos dialetos falados nos estados do sul dos EUA em meados de 1800 e já tiveram sinônimos como energia e entusiasmo; já foi um vocábulo usado para indicar uma mulher particularmente apaixonada; já significou valor, força, talento e virilidade. Tudo isso é Luana Pacheco. Dona de uma voz que é ao mesmo tempo doce e poderosa, seu talento reside no cruzamento entre o jazz, a chanson e o blues.  Seu primeiro álbum (2018), autointitulado, com músicas autorais traz canções em francês, em português e em inglês. Em 2020, Luana se apresentou pela primeira vez em Paris, na França, no mítico Café des Deux Moulins, cenário do filme: "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain", que marcou a vida de gerações. Após ser vencedora do III Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre (2010), Luana tornou-se uma das principais referências da cultura francesa no sul do país. Prova disso, é que, em 2017, foi convidada para abrir o show da cantora francesa ZAZ em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna. Em 2015, Luana lançou o seu primeiro EP intitulado “Gris”, que conta com três canções inéditas autorais e uma versão da chanson Habanera - da Ópera Carmen (1875), de Georges Bizet - em arranjo "New Orleans". A produção é do pianista Luciano Leães, seu parceiro na vida e na música. Entre suas diversas atuações, a cantora já foi solista junto às orquestras Unisinos Anchieta e Orquestra Eintracht. Em 2020, Luana seguirá levando sua música aos palcos, principalmente, ao lado de Luciano Leães (piano) e Miriã Farias (violino).

 

Nina Fola

Socióloga, produtora, compositora, cantora e percussionista dos AfroEntes

Mãe de Aretha e Malyck

ègbón ti Oṣala do Terreiro ile àṣẹ iyemoja omi olódò

Socióloga, Mestra e Doutoranda cotista do Programa de Pós Graduaçao em Sociologia da UFRGS/CAPES. Colaboradora dos Grupos de Trabalho LUTA e GeAfro/ Neab-I/UFRGS

Fundadora da OSCIP Africanamente e do Ponto de Cultura. Coordenadora da Biblioteca Pedro Cunha. Atinúkẹ́ - coletivo e grupo de estudos sobre o pensamento de mulheres negras.

Instagram @ninafola

 

 

Serviço:

O quê: Tatiéli Convida

18.08.2020 – terça-feira – Convidada Luana Pacheco

TEMA: MULHER ARTISTA

20.08.2020 – quinta-feira – Convidada Nina Fola

TEMA: MULHER NEGRA E GAÚCHA

Hora: 19 horas

Onde: instagram: @tatielibuenooficial

Informações: 54 99707-1313

 

Acompanhe, siga nas redes sociais e saiba mais sobre a cantora Tatiéli Bueno

Site: www.tatielibueno.com.br  

Fanpage: tatielibuenooficial

Instagram: @tatielibuenooficial

YouTube: tatielicantora

Contato: (54) 99707-1313

E-mail: [email protected]

 

O que é o projeto TATIÉLI CONVIDA:

Bate-papo, essa é a ideia central do Tatiéli Convida. Transpor a pandemia, o isolamento social e manter o contato. O Tatiéli Convida surge para dar espaço a outras vozes, mostrando para o público a capacidade da arte em envolver diversos profissionais que contribuem para o sucesso de um artista ao trabalhar suas necessidades tanto no lado pessoal quanto na manutenção do seu ofício. Com esse projeto a cantora Tatiéli Bueno tem atraído o público apreciador do seu trabalho e colegas artistas. As lives apresentadas pela cantora tem sido um meio para esclarecer dúvidas, falar de curiosidades, perceber novos caminhos para a profissão, debater sobre os novos rumos do setor, possibilitar debates, conhecer os caminhos percorridos por outros artistas, tudo através de um bate-papo descontraído entre ela e o convidado ao vivo no instagram da cantora (@tatiélibuenooficial). O Tatiéli Convida teve início no dia 31 de março de 2020.