Imagens Colaterais: Mostra de fotografias pelo Instagran

até
Estudantes de Jornalismo reúnem fotografias que retratam isolamento social

O Quê? Imagens Colaterais: Mostra de fotografias pelo Instagran  - com três postagens diárias de imagens pessoais a partir do olhar particular de diferentes pessoas. Apresenta cenas cotidianas captadas em diferentes pontos do RS e do mundo, compartilhadas diariamente pelo Instagram. 
Quando? até 07/07/2020

Local: Instagram @ImagensColaterais


O isolamento social é feito de microssegundos e cada um deles compõe uma história. Reunir cenas e contextualizar o período marcado pelo distanciamento são tarefas de 10 acadêmicos do curso de Jornalismo da UCS.

Respeitando o isolamento, os acadêmicos foram divididos em duplas que atuavam de modo remoto mobilizando pessoas à compartilhar imagens produzidas na quarentena, com dispositivos a que tivessem fácil alcance. A ideia era criar um grande banco de imagens com fotografias produzidas de celular, câmeras profissionais ou não.

A partir desse banco, o estudantes realizam uma curadoria em que cada dupla ficou responsável por uma temática: “conversas e carências”; “como enfrento o isolamento”, “os cômodos: adaptações/transformações”; “janelas em imagens laterais”; e “imagens no/do Instagram”.

 As contribuições serão aceitas até dia 30 de junho e não está descartada a exposição física dos trabalhos futuramente. 

 

Fotos: Natália Zucchi, Rafa Martha, Cristian Moz, Mirian da Silveira, Ana Carolina Tavares

Na disciplina de Projeto Experimental I, ministrada pelo Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Júnior, os estudantes têm programaticamente a missão de desenvolver um projeto que envolva a comunidade, tendo como suporte a fotografia. Neste semestre, o desafio foi fazer isso enquanto uma pandemia preocupa o mundo; a resposta dos alunos veio misturando cotidiano, estética e criatividade a partir de cenas bucólicas.