IX Semana do Empreendedorismo

até
Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo

de 4 a 11 de novembro

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Rua Alfredo Chaves, 1333 - Bairro Exposição. *Caxias do Sul - RS
(54) 3218.6000
Ver telefone
IX Semana Municipal do Empreendedorismo ocorrerá com a temática “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”.


O quê? IX Semana do Empreendedorismo - Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo;

Quando: 04 a 11 de novembro;

Local: Em diversos locais de Caxias do Sul;

Coordenação: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete);

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) divulgou nesta terça-feira (15/10) a programação da IX Semana Municipal do Empreendedorismo. Criado pela lei municipal nº 7.329, de 27 de julho de 2011, o evento chega a sua 9ª edição. Este ano, tem como tema o “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”. As ações ocorrerão de 04 a 11 de novembro. Serão diversas oficinas, palestras, feiras e painéis. Na programação também estão previstas homenagens em reconhecimento a sindicatos, empresas e órgãos representativos, além de instituições de ensino, religiosas, financeiras e sociais que empreendem no município há mais de 10 anos.
“O tema da IX Semana Municipal do Empreendedorismo não poderia ser mais apropriado. A inovação, em processos de gestão, produtos e serviços, se tornou um tema presente no dia a dia das empresas e hoje Caxias já possui um nascente ecossistema colaborativo com diversos movimentos de inovação, visando conectar nossa cidade na transformação digital que vem ocorrendo no mundo dos negócios. Teremos diversas palestras e workshops que abordarão esses temas, envolvendo diversas entidades, bem como a comunidade escolar e acadêmica”, adiantou Emílio Andreazza, titular da Sdete.
Entre as atividades inovadores de 2019 estão Oficinas de Pitch do Acelera Serra: “Encante e venda sua ideia em um minuto”, Lego Serious Play, visita a indústrias têxteis do Município e Ciclo de Palestras da Sala do Empreendedor. Também haverá formatura das voluntárias do Programa Arte de Empreender, bate-papo com Renan Isoton sobre “Economia, Novo Consumidor e Ações Sustentáveis na Moda” e entrega dos troféus do Prêmio Jovem Talento Empreendedor (PJTE) 2019. Destaque ainda para a discussão de temas como Empreendedorismo Digital, Criptoeconomia e Blockchain, Inovações Tecnológicas e Empresas 4.0.
Os principais objetivos da Semana são evidenciar e reforçar a vocação empreendedora de Caxias do Sul; reconhecer o papel das empresas que fomentam a economia do município, distribuem renda e geram inclusão social; além de incentivar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino, religiosas e sociais na formação do cidadão e sua vivência em sociedade. As atividades também preveem ressaltar a importância da livre iniciativa de profissionais autônomos, oportunizar à comunidade caxiense o acesso a noções sobre o empreendedorismo e colaborar com o surgimento de novas empresas e novos empreendedores.