7ª Mostra TUM TUM Instrumental

até
Para quem AMA música!

Diversidade de ritmos e artistas

Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos)
Rua Dr. Montaury com Rua Dom José Barea - Bairro Centro. Caxias do Sul - RS
A 7ª Mostra Tum Tum Instrumental se prepara para a sua despedida. No dia 1º de março, a série Tum Tum de Verão finaliza com chave de ouro a temporada de shows que iniciaram em julho de 2019, em espetáculos realizados no Teatro Municipal. Nesta última apresentação, os grupos Choro das Gurias (RS) e Tatango (UR) dividirão o palco montado no Parque Getúlio Vargas. Além da música, a tradicional Feira Criativa, encabeçada pelas Marias Lavrandeiras, também irá acontecer.

O Quê? 7ª Mostra TUM TUM Instrumental
Quando? Dia 01/03/2020
Horário: À partir das 15h - Shows ao final da tarde
Local: Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos)
Investimento: Gratuito


Sobre as atrações

O grupo Choro das Gurias é composto por seis integrantes. A formação camerística do sexteto de choro tem Julia Lorenz no bandolim, Júlia Valentini no violão, Juliana Rosenthal no cavaquinho, Natália Santos no pandeiro, Stefania Colombo na flauta transversa e Victória Gautto no clarinete. 

O Choro das Gurias tem arranjos próprios, voltados para a música brasileira, sobretudo o choro. O sexteto também possui arranjos de Elias Barboza, compostos especialmente para a banda.

A linguagem musical e a cultura chorista do grupo são apresentadas em Porto Alegre, cidade na qual o Choro das Gurias estabeleceu seu lar, sendo referência e um diferencial à sonoridade de mulheres gaúchas.

Será a primeira vez que o grupo uruguaio Tatango virá ao Brasil. Chegando a terras gaúchas para apresentar as composições de seus dois álbuns, e também sua última obra lançada, METATANGO, o grupo é composto por uma pequena e atípica orquestra, que trabalha principalmente o tango e a milonga, mas também a valsa e demais ritmos relacionados. O Tatango também combina instrumental e vocal e a música experimental.

O Tatango tem em seu repertório composições originais mescladas a arranjos contemporâneos para clássicos tangos e milongas, e apresentará ao público, sobretudo, as obras autorais do grupo – inspirada na música típica do Rio da Prata.

Sobre a Sétima Temporada

Nesta sétima 7ª edição, foram cinco dias de espetáculos com 9 atrações, que apresentaram-se no Teatro Pedro Parenti e uniram no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa, lotando a Casa da Cultura com atrações como os paulistas do Bixiga 70 e o pernambucano Spok. Na Tum Tum de Verão serão ao total 4 atrações, também mantem-se o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, trazendo duas atrações num mesma dia, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria quando da sua concepção.

A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem apresentação do Ministério da Cidadania, patrocínio da Sulgás, apoio cultural das empresas Metadados e Randon e financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Tum Tum Produtora e Sesc Caxias do Sul, com parceria da Empório Nova Aliança, Unimed Nordeste RS, Kidelizz, Copihel, Zanuzi, Zarabatana e Turisreal. Hotel oficial: Dall'Onder Axten.