Agenda de eventos /

Filtrar por:
Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

Agenda de Eventos

140ª Romaria de Caravaggio
05/05/2019 até 27/05/2020

  • 118ª Romaria Votiva (2018). Foto: Reprodução Santuário de N. Sra. de Caravaggio

Conheça a história de Nossa Senhora de Caravaggio

Romarias reúnem multidão de fiéis por toda a Serra

Data: 05/05/2019 até 27/05/2020

O quê?  Romaria à Santa Nossa Sehora de Caravaggio;

Quando? 25 e 26 de maio (Feriado Municipal de Caxias do Sul);

MAIS INFORMAÇÕES sobre evento 2019.

Reconhece aquele evento que é capaz de reunir todas as idades com o mesmo intuito, e ainda fortalece a fé, a esperança e o amor?

PROGRAMAÇÃO

Novena dominical
11h
05 de maio – 12 de maio – 19 de maio

Tríduo Preparatório
17h
Dia 22 de maio: Maria, Senhora de imensa bondade!
Dia 23 de maio: Maria, auxílio do povo de Deus!
Dia 24 de maio: Maria, Senhora das famílias!

Horários durante a Festa
Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h, 17h.
Récitas do Terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento: 14h
Solene Missa Campal, seguida de procissão com a imagem de N. Sra. de Caravaggio: 10h30min
Hora Mariana: 18h

Após cada  missa, será dada a bênção de objetos, das crianças e da saúde.
Sacramento da Reconciliação

Durante o dia haverá atendimento dos sacerdotes na Capela das Confissões.

Nos dias da Romaria, serão montados 10 pontos para fornecimento de apoio apoio no decorrer do trajeto, montados em conjunto pela Prefeitura, secretarias e autarquias. Nesses pontos serão disponibilizados banheiros ecológicos, além de distribuição gratuita de água, café, biscoitos, suco, chá, roda de chimarrão, salgadinhos, pipoca e frutas. O trajeto também contará com manutenção da via, iluminação, placas de orientação, ambulâncias e equipamentos de primeiros socorros.

Confira abaixo a estrutura e atendimento correspondentes a cada ponto de apoio:

Marco Zero: Corresponde ao primeiro ponto no início da estrada, no cruzamento com a Rota do Sol e próximo à Havan. Distribuição de água do Samae, café Bom Jesus da Melitta, biscoitos Orquídea, suco Nova Aliança, chá Dr. Oetker Brasil, roda de chimarrão com a Fonte do Mate, salgadinhos e pipoca da Pererekas, frutas do Supermercado Vantajão, Faculdade Anhanguera com os cursos de enfermagem (primeiros socorros) e educação física (alongamentos), Academia Bohrer, Rádio Jovem Pan; Ambulância da Samu, banheiros ecológicos e lixeiras da Codeca;
Ponto 1: distribuição de água, banheiros ecológicos e lixeiras da Codeca;
Ponto 2: banheiros ecológicos;
Ponto 3: distribuição de água, lixeiras da Codeca, ambulância e apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE);
Ponto 4: distribuição de água, banheiros ecológicos, lixeiras da Codeca, primeiros socorros com a Cruz Vermelha e apoio do 16º Distrito de Escoteiros;
Ponto 5: distribuição de água, lixeiras da Codeca e apoio dos escoteiros.
Pontos 6 a 10: pertencentes a Farroupilha;

ÔNIBUS DE VOLTA

Para os Romeiros que gostariam de adquirir passagens para o trajeto  entre Caxias do Sul e o Santuário, em Farroupilha, as passagens (tanto de ida quanto de volta) estão sendo vendidas diretamente nos guichês da rodoviária de Caxias do Sul, pelo valor único de R$10,50. Recomenda-se a compra antecipada para evitar filas e transtornos, já que nos dias da romaria o fluxo de passageiros é muito intenso.  No sábado e no domingo também haverá pontos de venda montados na esplanada do Santuário de Caravaggio.

TRAJETO APROXIMADO

Clique aqui e tenha acesso ao mapa com trajeto percorrido pelos romeiros.


Festa Caravaggio é uma das maiores do Estado e da Região Sul do país. Para nossa região ela representa muito além de uma procissão de fé, representa a oportunidade de reentrontro histórico com as origens dos imigrantes italianos. No último ano movimentou mais de 100 mil pessoas.

A aparição de Nossa Senhora

Caravaggio está localizada entre Veneza e Milão - Itália. Em 1431 foi dominada pelos venezianos, ocorreram divisões políticas e religiosas, ataques de bandidos e muitas heresias. Em 26 de maio de 1432, às 17h da segunda-feira, nesse cenário desolador, ocorreu a aparição  de Nossa Senhora à uma camponesa de nome Joaneta. Maltratada e humilhada pelo marido, Francisco Varoli, ela colhia pasto em um prado próximo. Entre lágrimas e orações, avistou uma senhora, semelhante a uma rainha e cheia de bondade. É Nossa Senhora que apareceu à vidente Joaneta. Sua mensagem:

“Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz”.

Pediu também que o povo voltasse a fazer penitência, jejuar nas sextas-feiras e orar na igreja, no sábado à tarde, em agradecimento pelos castigos afastados, e que lhe fosse erguida uma capela. Assim, foi denominada Nossa Senhora de Caravaggio. Ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água, existente até os dias de hoje, onde muitos doentes recuperam a saúde. Joaneta, como verdadeira missionária, levou ao povo e aos governantes a mensagem de Maria. Em suas visitas, levava ânforas com água da fonte sagrada, que resultava em curas extraordinárias, prova da veracidade da aparição. A paz foi restabelecida na pátria e na Igreja. Uma resistência, porém, tornou-se famosa: é a história de Graziano, que certo dia chegou à margem da fonte milagrosa e permaneceu incrédulo. Pegou um galho seco e desfolhado, atirou na água e disse:

“Se é verdade que Nossa Senhora pisou esta terra, enverdeça este ramo”.

Conta-se que quando o bastão seco tocou a água, verdejou-se, brotaram galho, cobriu-se de folhas e desabrocharam flores. Recordando esse sinal, é costume representar a aparição de Caravaggio com um ramo florido entre a Virgem Maria e a vidente Joaneta.

A Devoção de origem italiana, datada de 1432, multiplicou a fé a partir de 20 famílias de imigrantes que chegaram à região no final do século 19. O ano de 1879 é considerado o primeiro da romaria na região, a qual hoje reune uma multidão incontável de fiéis por toda a Serra.


 

Indique a um amigo:
Voltar
Compartilhar: