Exposição “Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno“

até
resultado de mais de dez anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José Zugno
Museu dos Capuchinhos (MUSCAP)
Rua General Mallet, 33a - Bairro Rio Branco. Caxias do Sul - RS
(54) 3220.9577
Ver telefone
A mostra apresenta à comunidade (uma pequena) parte dos documentos, fotos e objetos de seu acervo, representativos de sua vida pessoal e de um importante período da história do município.

O Quê? Exposição “Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno“

Quando? 27/11/2019 à 17/04/2020

Horário: das 8h30 às 11h30 / 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira.

Local: Museu dos Capuchinhos (MUSCAP)

Investimento: Gratuito


Sobre José Zugno

As iniciativas e ações do agrônomo e naturalista José Zugno (17/02/1924 – 09/02/2008) deixaram um imenso legado para a cidade de Caxias do Sul, tanto no meio rural como urbano.  Mais do que fomentar uma nova agricultura, José Zugno fomentou uma nova cultura de valorização da atividade do colono e do meio rural.

Sob seu comando, o Município implementava em 1949 uma Diretoria de Fomento e Assistência Rural (DFAR), que viria a introduzir no meio rural  variedades mais produtivas de cultivos, diversificação de produtos agrícolas, inseminação artificial do gado, serviço de tratores, entre tantas outras iniciativas. Estas colaborariam fundamentalmente para o desenvolvimento do meio rural de Caxias do Sul. Para se ter uma ideia, a própria Emater  (órgão estadual para assistência agrícola) só viria a ser criada seis anos depois (1955).

O exemplo de Caxias do Sul seria mais tarde modelo copiado por outras cidades, sendo esta iniciativa uma antecessora das atuais secretarias de agricultura municipais, hoje presentes em praticamente todos os municípios brasileiros

O que tem para fazer em Caxias do Sul?
Deixa teu celular ai em baixo e recebas varias dicas de eventos que aacontecem na sua cidade ;)