Diversas oportunidades gratuitas de lazer e esporte - Smel

até

Para participar de qualquer um dos programas é necessária uma inscrição prévia. Para realizá-la, o interessado deve ir até a Smel, localizada na rua Borges de Medeiros, esquina com a rua Hércules Galló, nº 211, no bairro Centro. O horário de atendimento ao público é das 10h às 16h.

O quê? Diversas oportunidades gratuitas de lazer e esporte para adultos;

Investimento: Gratuito;

Realização: Prefeitura de Caxias do Sul/ Smel;

Mais informações pelo fone (54) 3901.1265.

Fotos: Divulgação.

Saiba mais sobre os programas

Câmbio: Público-alvo pessoas com mais de 50 anos, adapta os desportos convencionais, no mesmo modelo das regras originais do jogo, para que os participantes possam praticar os exercícios propostos. As aulas são ministradas em locais disponibilizados gratuitamente pela comunidade, tais como quadras e ginásios poliesportivos.

Campeonato de Futebol adulto masculino e feminino: Aapoio à prática de futebol na cidade. As competições contemplam pessoas com mais de 15 anos; em relação às meninas; e 16 anos; em relação aos meninos. Os jogos ocorrem ao longo do ano todo, aos sábados, domingos e feriados, nos campos municipais e de agremiações parceiras do município.

Programa Navegar: Além de proporcionar atividades aos alunos de toda rede de ensino do município, o programa Caxias Navegar ainda contempla adultos em geral, oferecendo aulas gratuitas de remo, canoagem e vela, na represa São Miguel, no Complexo Dal Bó. O objetivo é possibilitar o acesso e a aprendizagem de esportes náuticos, garantindo que pessoas de todos os níveis sociais possam ter vivências nessas modalidades, caracterizando a democratização do uso dos espaços públicos pela população em geral.

Conviver: Com foco na terceira idade, o programa conta com 76 grupos espalhados por Caxias do Sul. O objetivo é oferecer, ao público urbano e rural, atividades que priorizem os aspectos sócio-afetivos, físicos, biológicos e espirituais, semanalmente. O trabalho é desenvolvido através de encontros semanais, de março a dezembro, em locais disponibilizados pela comunidade, tais como centros comunitários, salões paroquiais, ginásios, clubes, entre outros.

Ginástica e Ginástica Sênior: O programa é dividido em duas categorias: ginástica para adultos de 18 a 54 anos, e ginástica sênior para pessoas com mais de 54 anos. Proporciona diversos benefícios, como melhora da capacidade física e da resistência muscular de forma homogênea. Além disso, a ginástica também trabalha flexibilidade, agilidade, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. Os atendimentos são feitos em diversos locais da cidade, como salões paroquiais, centros comunitários, ginásios e clubes.

Jogos Abertos - paralímpico e surdolímpico: São jogos que ocorrem anualmente, em espaços públicos e privados de Caxias do Sul. As atividades contemplam diferentes modalidades esportivas, a fim de promover o desporto e colocar a prática esportiva ao alcance de todos. Nos Jogos Abertos, participam clubes esportivos, recreativos e sociais; associações de bairros; unidades militares; empresas comerciais e industriais; instituições de ensino públicas e privadas, além de pessoas físicas. Atualmente, são oferecidas as modalidades de bocha em areia, badminton, badminton paralímpico e surdolímpico, bolão, vôlei feminino e masculino, futebol de mesa, bocha ponto rafa e vollo, tênis de mesa, tênis de mesa paralímpico e surdolímpico, basquete, canastra, atletismo paralímpico, taekwondo, basquete em cadeira de rodas, atletismo, esportes náuticos e esportes náuticos paralímpicos, vôlei de areia e vôlei de areia surdolímpico, natação e natação paralímpica e surdolímpica.

Lazer inclusivo e paradesporto: As pessoas que possuem alguma deficiência, seja ela física ou intelectual, também são contempladas com diversos desportos. Atividades como badminton, tênis e natação são oferecidas nas modalidades paralímpico e surdolímpico são oferecidas pela Smel. Além disso, ainda há atletismo e esportes náuticos paralímpicos; vôlei surdolímpico e basquete em cadeira de rodas.

Mat PIlates: O programa Mat Pilates oferece atividades funcionais e terapêuticas, através de fundamentos de flexibilidade e equilíbrio. Visando o envelhecimento saudável, através da promoção e prevenção da saúde física e mental, o projeto proporciona atividades de baixo impacto, que possibilitam a evolução da consciência corporal, a pessoas com mais de 50 anos. Os encontros ocorrem semanalmente com duração de 50 minutos.

Intervenção Saúde/Recreação: Atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer que têm como objetivo despertar na comunidade o interesse pelas atividades que ocupam o tempo de forma prazerosa e saudável. A intervenção é realizada nos bairros da cidade, através de jogos de mesa gigantes, voleibol, mini-futebol, cama elástica, ônibus Brincalhão, perna de pau, entre outras, visando atender crianças, adolescentes e adultos.

Programas exclusivos para servidores

Clínica de Esportes Alternativos: Esse projeto é focado nos professores de toda rede de ensino, a fim de desenvolver a prática de esportes não-convencionais. O objetivo é que os profissionais aprendam as atividades e as levem para as escolas, a fim de realizá-las com os alunos, explanando técnicas e dinâmicas.

Saúde do Servidor: Assim como o programa Clínica de Esportes Alternativos, esse também é oferecido exclusivamente para os servidores da Prefeitura de Caxias do Sul. O Saúde do Servidor ocorre semanalmente, com encontros de ginástica funcional, treinamento de corrida e alongamentos em grupos. Nesses dias são desenvolvidas atividades de movimentos rítmicos; exercícios de treinamento funcional; movimentos combinados, isométricos e métricos para musculaturas localizadas e amplas. As ações desenvolvem qualidades físicas nos praticantes, como coordenação motora, consciência corporal e melhora na capacidade cardiorrespiratória.

O que tem para fazer em Caxias do Sul?
Deixa teu celular ai em baixo e recebas varias dicas de eventos que aacontecem na sua cidade ;)