O segmento conquista cada vez mais espaço e apreciadores. Em Caxias do Sul já se ouve falar com mais frequência no surgimento de empreendimentos. O Encontro Cerva Serra, em outubro, é um dos eventos para cervejeiros caseiros e artesanais.
A região vem ganhando destaque, também, com cervejas artesanais. O segmento ainda é considerado novo no Brasil, mas conquista cada vez mais espaço e apreciadores. Em Caxias do Sul e na região já se ouve falar com mais frequência no surgimento de empreendimentos nesse nicho de mercado. A Cerva Serra é a associação que congrega os cervejeiros caseiros e profissionais de Caxias do Sul e de outras cidades do entorno. Criada 2012, a Cerva Serra tem o propósito de aprimorar e levar mais conhecimento aos associados. Promove cursos, avaliações e encontros mensais. Os cervejeiros também ganharam dois eventos anuais na cidade: um destinado aos sócios, no mês de abril, e o Encontro Cerva Serra, em outubro.
A qualidade é uma preocupação constante. E entre as empresas gaúchas, premiações em concursos nacionais refletem isso. No tradicional e maior concurso do país, o Festival Brasileiro de Cerveja, realizado em Blumenau, Santa Catarina, as cervejas produzidas no Rio Grande do Sul tiveram destaque. O concurso de 2016 marcou a primeira premiação a uma cerveja produzida em Caxias do Sul, no estilo American Pale Ale. O setor também encontra suporte para apefeiçoamento no Sebrae, que desenvolve o projeto Qualificar as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul.
Internacionalmente reconhecida por seu forte vínculo com o turismo de negócios, Caxias do Sul recebe diariamente centenas de executivos que vêm para comprar ou vender produtos ou serviços para diferentes segmentos industriais e comerciais.
Internacionalmente reconhecida por seu forte vínculo com o turismo de negócios, Caxias do Sul recebe diariamente centenas de executivos que vêm para comprar ou vender produtos ou serviços para diferentes segmentos industriais e comerciais. Ciente desta movimentação, o comércio busca fomentar ações para a valorização do atendimento e a promoção de ações que potencializem as vendas.
A atividade varejista se sustenta em cinco shoppings, que abrigam em torno de 600 marcas de empreendimentos locais e de redes nacionais e internacionais. O comércio de rua se destaca na área central e em bairros próximos ao Centro, mas avança de forma significativa nas regiões mais periféricas.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas, uma das entidades que representa o setor, tem mais de 4 mil associados, número que lhe confere a liderança estadual no segmento. A maioria dos estabelecimentos da cidade é de micro e pequeno porte, com gestão familiar. Em conjunto com o setor de serviços, a estimativa é que o comércio fature R$ 2 bilhões por ano e gere cerca de 80 mil empregos formais.
CONFIRA AS EMPRESAS QUE INTEGRAM O GUIA DE CAXIAS DO SUL
No Segmento de Espaço para Eventos consta uma relação de empresas prestadoras de serviço na área. São espaços indicados para eventos corporativos: palestras, conferência, bem como eventos particulares, entre outros.
No Segmento de Espaço para Eventos consta uma relação de empresas prestadoras de serviço na área. São espaços indicados para eventos corporativos: palestras, conferência, congresso, convenção, curso, seminário e Workshop, confraternização de final de ano, bem como eventos particulares: casamentos, festas de 15 anos, aniversários e formaturas, entre outros.
CONFIRA AS EMPRESAS QUE INTEGRAM O GUIA DE CAXIAS DO SUL
A atividade turística de Caxias do Sul tem forte suporte por meio da prestação de serviços. O turista encontrará centenas de pessoas físicas e jurídicas, oferecendo atendimento de qualidade e diferenciada.
A atividade turística de Caxias do Sul tem forte suporte por meio da prestação de serviços para atender diferenças necessidades dos visitantes. O turista encontrará centenas de pessoas físicas e jurídicas, oferecendo atendimento de qualidade e diferenciada.
Embora não represente o número total de empresas e pessoas físicas em atuação no setor turístico da cidade, o Cadastur, sistema vinculado ao Ministério do Turismo, indica 198 registros. São 82 transportadoras turísticas, 71 agências de turismo (10 delas apresentadas como receptivas pela Secretaria Municipal do Turismo), 41 guias, uma locadora (a Secretaria do Turismo divulga 12 empresas), um organizador de eventos e dois prestadores de serviços de apoio a evento. Em seu portal, a secretaria ainda aponta o funcionamento de duas casas de câmbio, quatro cinemas e quatro galerias de arte, além de oito teatros.
Na área de transportes, a cidade dispõe de frota de 317 táxis e mais 21 lotações. Ainda há em torno de 300 ônibus para o transporte coletivo. Também é possível chegar a algumas regiões no Interior por meio de linhas regulares de ônibus.
Em caso de precisar atendimento à saúde, o visitante terá à disposição perto de 1,2 mil leitos oferecidos em hospitais públicos e privados. Também há serviços de emergência em plantões de vários planos de saúde, alguns com abrangência nacional.
A Prefeitura coloca à disposição do turista cinco centros de informações, localizados na Casa da Cultura, Igreja de São Pelegrino, Secretaria de Turismo, que funciona no Parque de Eventos da Festa da Uva, Estação Rodoviária e no Aeroporto Hugo Canterggiani. A maioria funciona de segunda a sábado em horário comercial. Na Rodoviária e no Aeroporto também há atendimento nos domingos.
A diversidade de opções de cardápios, antes muito restritos aos pratos regionais, é uma das principais características do novo momento do setor gastronômico de Caxias do Sul. Formado por mais de 300 estabelecimentos são inúmeras.
A diversidade de opções de cardápios, antes muito restritos aos pratos regionais, é uma das principais características do novo momento do setor gastronômico de Caxias do Sul. As possibilidades oferecidas pela rede formada por mais de 300 estabelecimentos são inúmeras. Cozinhas internacionais estão consolidadas. A comida típica, ancorada no tripé galeto, massa e polenta, mantém suas características originais, mas ganha toques contemporâneos.
Também continuam fortes as propostas das pizzarias, com seus tradicionais rodízios, e as casas especializadas em carnes, oferecidas na forma de espeto corrido, baurus ou no famoso X, lanche que se equivale a uma refeição completa. Nova tendência é o food-trucks, ou a comida de rua, presente principalmente nos eventos, mas que gradualmente avança para as ruas. Também se estruturam propostas sustentadas na comida natural, livre de defensivos agrícolas, bem como a introdução de tendências para públicos com intolerância à lactose e glúten.
CONFIRA AS EMPRESAS QUE INTEGRAM O GUIA DE CAXIAS DO SUL
Adequando sua estrutura e seu atendimento aos principais públicos. No entanto, a necessidade de investimento permanente na tecnologia, visando oferecer comunicação full time para melhorar o relacionamento com os clientes.
Formada por diferentes tipos de estabelecimentos, a rede hoteleira busca adequar sua estrutura e seu atendimento aos principais públicos. É consenso, no entanto, a necessidade de investimento permanente na tecnologia, visando oferecer comunicação full time para melhorar o relacionamento com os clientes.
Com mais de 3 mil leitos à disposição, a rede de hotéis tem bandeiras nacionais e internacionais e grupos locais. A maioria dos estabelecimentos tem investido na melhoria de suas estruturas físicas e tecnológicas para ficar sintonizada com as expectativas de seus públicos. A projeção é de aumento da capacidade instalada nos próximos anos em razão de projetos em andamento e de ampliação de negócios já estabelecidos.
O período dominado por iniciativas aventureiras, de ciclos curtos, foi substituído por projetos maduros e consistentes. Os empresários de hoje, de forma geral, primam pelo profissionalismo e atendimento de qualidade.
O período dominado por iniciativas aventureiras, de ciclos curtos, foi substituído por projetos maduros e consistentes no segmento de entretenimento noturno de Caxias do Sul. Os empresários de hoje, de forma geral, primam pelo profissionalismo e atendimento de qualidade.
Nos últimos anos as casas noturnas avançaram nos processos de gestão visando à qualificação permanente dos serviços prestados e buscando diferenciais para atrair novos públicos e fidelizar os tradicionais. A segmentação por estilos musicais, ambientes e, mesmo, por faixas etárias é característica da noite caxiense.
A união de empresários em torno de novos projetos e a chegada de marcas de repercussão nacional e no Exterior contribuíram para a consolidação da atividade. Também exigiram que o empresário local passasse a se preocupar ainda mais com o seu negócio. A atividade noturna de Caxias do Sul se concentra em cerca de 50 estabelecimentos.
CONFIRA AS EMPRESAS QUE INTEGRAM O GUIA DE CAXIAS DO SUL
O Ibravin mostra a elaboração de 15 milhões de litros de vinhos de variedades de uvas americanas, 704 mil litros de viníferas, 2,5 milhões de litros de suco simples e mais 1,4 milhão de litros de outros derivados, em Caxias do Sul.
Os dados mais recentes apontam que Caxias do Sul elaborou 19,7 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados na safra de 2015. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Vinho mostra a elaboração de 15 milhões de litros de vinhos de variedades de uvas americanas, 704 mil litros de viníferas, 2,5 milhões de litros de suco simples e mais 1,4 milhão de litros de outros derivados.
Na mesma safra a cidade colheu 57 milhões de quilos de uvas, sendo 55,6 milhões de uvas comuns e 1,5 milhão de viníferas. Dentre as 27 variedades comuns cultivadas na cidade, as mais representativas são a Bordô, Isabel e Niágara Branca e Rosada, que somam 49 milhões de quilos.
A cidade tem perto de 100 cantinas, a maioria de administração familiar e com foco na venda de produtos a granel. Há, no entanto, migração para o engarrafamento visando à agregação de valor, bem como para criar estratégias de atração de turistas. Por meio de lojas próprias, algumas vinícolas já têm estrutura para degustação e venda de seus produtos.
Outra forma de degustar e adquirir vinhos de Caxias do Sul é visitar a Feira Ecológica, realizada aos sábados pela manhã no Largo da Estação Férrea, ou o Ponto de Safra, na Praça da Bandeira, nas sextas-feiras, das 6h às 16h. Nestes locais sete vinícolas se revezam para oferecer, com preço diferenciado, vinhos e sucos elaborados na cidade.