14/11/2017

“Mulheres Empreendedoras: A construção de uma caminhada”

O livro Mulheres Empreendedoras, editado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs) é fruto de convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e a CIC, por meio do Conselho da Empresária. O Projeto, vinculado ao Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC- UCS), lançado 13 de novembro na CIC.

Empreendedorismo feminino

Segundo os organizadores da obra, “a proposta de escrever sobre o empreendedorismo feminino impôs um difícil desafio que foi aceito pela Universidade de Caxias do Sul com a intenção de ouvir a história de mulheres e dar voz às suas narrativas, contando seus percursos, caminhadas, dilemas e mesmo contradições. Uma das preocupações dessa produção é olhar para essas histórias, identificar suas contribuições, localizar seus contextos e analisar as dificuldades e obstáculos do período, entendendo que a mulher empreendedora é aquela que transforma, que realiza, que enfrenta o risco, que ultrapassa às exigências do que é permitido, promovendo a inovação, modificando os ambientes comuns em necessários, os invisíveis em visíveis”.

A análise realizada pelos pesquisadores da UCS pode, segundo os organizadores da obra que contém cinco capítulos, “ser um pretexto para que outras histórias sejam contadas e atualizadas no sentido de manter viva a memória coletiva acerca do empreendedorismo feminino como estímulo para pensar a matriz cultural predominante no contexto da região, diminuir as distâncias sociais entre os papéis femininos e masculinos bem como registrar a caminhada realizada. A disposição das mulheres que encabeçaram esse projeto evidencia o vigor e a importância atribuída a ele, na busca de fazer a diferença, reunindo e agregando novas iniciativas por parte dessas mulheres que realizam atividades nos diversos espaços que atuam”.

Os autores

Anthony Beux Tessari: Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor da Área de Humanidades da UCS e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS.

Vania Beatriz Merlotti Herédia: Doutora em História pela Università degli Studi di Genova e Pós-doutora em História Econômica pela Università degli Studi di Padova. Professora da Área de Humanidades da UCS.

Eliana Rela: Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Área de Humanidades da UCS e coordenadora do Mestrado Profissional em História da UCS.

Claudio Baltazar Corrêa de Mello: Doutorando no Programa de Doutorado em Administração – Associação Ampla entre a Pontifícia Universidade Católica e a UCS.

Patrocínio

Contou com o patrocínio de Florense, Centro Empresarial de Flores da Cunha, Ledluxor e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).

 

Voltar
Compartilhar: